CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO ALVO...

ACOMPANHE NOTICIAS DE MISSOES, ESTUDOS BIBLICOS , SUGESTÕES DE ESTUDOS, PENSAMENTOS, FOTOS DE MINISTERIO, E MUITO MAIS ...







quarta-feira, 8 de julho de 2009


estudo de Mateus 18-1:5

1Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?"

2Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,

3e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

4Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.

5"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo”

3 – Análise histórico-cultural e contextual

A) determinar o meio ambiente geral histórico e cultural do escritor e seus leitores.

O autor de Mateus estava a vontade num ambiente de fala grega, e escreveu para cristãos de língua grega, a maioria de origem judaica, presume-se que Mateus tenha sido escrito em Antioquia ou em algum lugar da Síria.

Quanto ao autor , Mateus não traz nenhuma referência direta a seu autor. O mais antigo testemunho, no caso, é a famosa passagem de Papias, que se refere ao Mateus canônico, suas informações apenas se pode provar a correção do nome”Mateus”, presumi-se que se trata do mesmo Matthaios encontrado em todas as listas dos doze, mas que é designado como cobrador de imposto.

O autor de MT , cujo o nome nos é desconhecido, teria sido um cristão proviniente do judaísmo e de fala grega , possuidor de erudição rabínica, e que de qualquer modo teria estado confinado numa forma da tradição que teria adaptado fortemente os ditos de Jesus á mentalidade judaica. ( extraído do livro introdução ao novo testamento de Werner Georg Kümmel)

“ Durante a vida de Cristo, Palestina estava sob a jurisdição de Roma, cujas legiões, comandadas por Pompeyo, subyugaron a região e a anexaram à província romana de Síria em 64-63 a. C. Depois de ter desfrutado de independência política durante uns 80 anos antes da chegada dos romanos, os judeus sofreram muito pela presença e a autoridade dos governantes estrangeiros, tanto civis como militares. Quando o senado romano nomeou a Herodes o Grande (37-4 a. C.) como rei sobre boa parte de Palestina, a sorte dos judeus foi ainda mais angustiante. Ver pp. 42-44.

É fácil entender que o desejo de conseguir a independência se convertesse numa obsessão geral e afetasse quase todos os aspectos da vida nacional. Sobretudo, este desejo impregnava o pensamento religioso da época e a interpretação das passagens mesiánicos do AT. A dominação dos romanos era resultado direto da desobediência aos mandatos divinos (ver t. IV, pp. 34-35). Mediante Moisés e os profetas, Deus lhe tinha advertido a seu povo quanto aos sofrimentos que seguiriam à desobediência.

Era natural que os judeus tentassem liberar-se do duplo jugo que lhes impunham César e Herodes. Em repetidas ocasiões surgiram caudilhos que com zelo mesiánico lutaram pelos direitos do povo e para consertar as injustiças por meio da espada. Os judeus criam de todo coração que as profecias mesiánicas do AT lhes prometiam um mesías político que livraria a Israel da opressão estrangeira e subyugaría a todas as nações. As aspirações políticas distorciam assim a esperança mesiánica, e já que Jesús de Nazaré não cumpriu estas falsas expectativas, o orgulho nacional impediu que o povo reconhecesse nele àquele de quem os profetas”

4 – Análise da forma

A) Definir a forma (gênero) literário do texto

Gênero maior evangelho –

Gênero menor Creia – O termo creia designa uma fala ou ação ocasionada na vida de uma pessoa importante pela situação, mas transcendendo-a. Causa e reação andam sempre juntas. E , já que a causa e a situação resultam da vida da pessoa , a creia tem a tendência natural de se tornar material de construção para o gênero “biografia”

5 – Análise literária

A) Sinóticos – observar as diferenças entre os evangelhos


Marcos 9,33-37

33E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho?" 34Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior.35Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos 36E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: 37"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem Me recebe, não está apenas me recebendo, mas também aquele que me enviou”

Lucas 9 46-48

46Começou uma discussão entre os discípulos acerca de qual deles seria o maior

47Jesus, conhecendo os seus pensamentos, tomou uma criança e a colocou em pé, a seu lado. 48Então lhes disse: "Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior".

Mateus 18 1-5

1Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?"

2Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,

3e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

4Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.

5"Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo”.


Observo que em Mateus o autor atenta para que aja uma conversão “ ..a não ser que se convertam e se tornem como crianças..”enquanto que em Marcos observa-se que a uma atenção para ser servo “se alguém quer ser o primeiro, será o ultimo, e servo de todos” , já em Lucas ele orienta a ser o menor este será o maior.

B) Balanço e síntese geral do texto

No texto de Mateus há uma pergunta quem será o maior no reino de Deus, os discípulos indagavam isso, estavam preocupados e queriam saber quem era o maior, o melhor. Mas Jesus conhecia o coração de cada um e usa a imagem de uma criança para lhes ensinar de que era preciso se tornar como criança para ser o maior no reino, ou seja , eles tinham que aprender a ser humildes e servir.

6- Atualização e aplicação

Ser o maior no Reino de Deus implica muitas coisas, para os discípulos tal pergunta, identifica que eles mesmos não sabiam nem de que reino falavam, pois esperavam um reino terreno, um reino onde disputavam títulos, cargos, se consideravam os melhores pois andavam com Jesus..Não tinham o coração convertido, por isso havia rivalidade entre eles. Mas Jesus mostra qual a importância do reino e de quem será o maior, através de uma criança. Cristo orienta : quer ser o maior ? converta-se, quer entrar no reino? Humilhe-se, neguem-se a si mesmo, sirva uns aos outros.

Hoje em nossas igrejas temos muitos como os discípulos, como uma visão destorcida do Reino de Deus. Para muitos fazer parte do reino é ter cargos, ou apenas fazer boas obras, ter a palavra na ponta da língua, decorar versiculos. Mas Deus quer muito mais que isso, quer uma verdadeira conversão , quer o seu coração, quer que você o ame acima de todas as coisas. Se você não mudar, não se voltar para o Senhor, jamais entrará no reino Dele.

ellis silva

Nenhum comentário: