CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO ALVO...

ACOMPANHE NOTICIAS DE MISSOES, ESTUDOS BIBLICOS , SUGESTÕES DE ESTUDOS, PENSAMENTOS, FOTOS DE MINISTERIO, E MUITO MAIS ...







terça-feira, 30 de junho de 2009

trabalho sobre politica e etica:

Tendo como base o módulo “Fundamentos da ética e da Filosofia Política” responda:

A partir dos estudos realizados acerca dos pensamentos de Maquiavel e Kant, explicite como Ética e Política ganham características estritamente

racionalizadas na Modernidade.

Resposta a questão:

Na antiguidade Ética e Política caminhavam juntas e se desenvolvia com o objetivo do bem comum, o líder era um homem virtuoso e sua visão era voltada para a polis e suas necessidades.

Na modernidade temos como principal característica desta época a razão, agora a coletividade dá lugar para o antropocentrismo. Isso começa com Descartes e sua famosa frase “Penso, logo existo” a partir daí novos conceitos iram surgir.

Kant nos apresenta a ética através do pensamento racional e para isso faz uso de máximas e imperativas, para ele é no domínio da moral que a razão se manifesta

legitimamente. A ética passa a ser empírica afastada dos equívocos da natureza.

“Cumpre teu dever incondicionalmente”.

“Age de tal maneira que a máxima da tua ação possa ser uma regra universal”.

Essas são frases de Kant, e nos remete a constatação que ele privilegia a razão humana e desconfia dos instintos da natureza humana.

Partindo agora para a política em Maquiavel temos também uma nova forma de interpretá-la, antes quem estava no poder era um homem virtuoso e cheio de ética e ideal, agora na modernidade damos lugar ao poder. A política vai ser regida pela lógica e ela representa poder. E para alcançar e se manter no poder o governante precisará de “virtú”, a racionalidade vai ser usada para articular, manipular, elaborar algo, sem se preocupar que para alcançar seus objetivos seja preciso fugir da ética.

O privado é o campo da Ética e a “res publica” o campo da Política, a forma para se resolver os conflitos, que caracterizam uma vida na cidade, vai ser regido pelas instituições e leis.

Em sua obra “o Príncipe”, Maquiavel escreve que o bom governante deve ter virtú, ou seja, prudência, virilidade, ousadia e dominar a seu favor a fortuna, isso tudo para se manter no poder.

“Use o bem sempre que possível e o mal quando necessário”

A razão pode ser utilizada tanto para fins positivos ou negativos.

Na modernidade Kant leva o homem a buscar através da razão, o que há de melhor, para que isso se torne universal. Já Maquiavel tem uma visão negativa do ser. A modernidade nos traz uma nova política e um novo conceito de ética e tudo isso podemos presenciar ainda hoje, nos nossos dias.

ellis silva

Nenhum comentário: