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quarta-feira, 24 de junho de 2009

A República (Politéia) dialogo Socrático escrito por Platão, tem como tema central a justiça, ele lida também com as questões em torno da Paidéia, a formação grega, na tentativa de impor uma orientação filosófica de educação em oposição à Paidéia poética. A narrativa parte da idéia de uma cidade imaginária (cidade de Callipolis, que significa a cidade bela), na obra Platão expõe o sonho de uma vida harmônica e fraterna e como é uma sociedade justa. Para ele os governantes e os guardiões representam a racionalidade, enquanto aos artífices restava apenas seu trabalho. Esta sociedade vivia em harmonia porque cada classe entendia suas aptidões naturais.

Esta obra é composta por dez livros, inicia-se e termina com a discussão em torno da justiça como virtude maior, na construção de um Estado perfeito.

No livro IV, Sócrates questiona: “onde poderá estar à justiça, e onde a injustiça, e em que diferem uma da outra” (427 d). A seguir refletiremos neste livro e nas perguntas: Quais as virtudes dessa cidade? Quais as classes dessa cidade? Quais os elementos presentes na alma do individuo?
Platão com o mundo das idéias busca uma cidade perfeita e para isso faz uso das virtudes que esta cidade deve ter para ser perfeita e justa. E essas virtudes são:

A sabedoria (Sofia) é percebida através de suas deliberações, sendo que apenas alguns raros homens podem ter tal virtude, ou seja, através da ciência do conhecimento é que se delibera de forma conjunta e sábia. Na cidade há diversidade de ciências, mas apenas os homens sábios é que podem governar uma cidade inteira, ou seja, aquele que tem como finalidade uma vida contemplativa - os filósofos.

A coragem (andréia) por sua vez, é dada como traço daqueles que tem por função defendê-la, os guardiões. E estes a defendem por ter o conhecimento de sua reta opinião e esse conhecimento se adquiri através da educação e da consciência das coisas que os temem. A Coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. Uma cidade com defensores corajosos é corajosa por natureza.

A temperança (sophrosyne) a ela cabe manter o equilíbrio e a harmonia entre as classes, segundo a narrativa há na alma humana duas partes: uma superior e outra inferior, onde a superior comanda a inferior, pois este é senhor de si mesmo, enquanto a outra é escrava de si próprio. Os sentimentos de prazeres, paixões são encontrados nos homens de baixa categoria e estes são chamados livres, porém escravos de si mesmos. A parte superior são os homens raros, dotados de inteligência e opinião, e também de excelente natureza e educação.

A justiça, a última das virtudes a ser analisada e que completa as outras virtudes. Numa cidade onde a criança, a mulher, o escravo, o homem livre, o artesão, o governante e o governado, se ocupam apenas de sua própria tarefa ou do seu dom natural, e não invade o outro, isso contribui para que aja todas as três virtudes anteriores e com isso a cidade se torna justa e perfeita.

Nessa cidade perfeita, segundo a narrativa existem três classes: Os trabalhadores manuais, os militares e os governantes, as classes são escolhidas segundo aptidões naturais e não pelo seu nascimento, por isso a educação é essencial, pois através dela será fornecida toda a formação do individuo.

Segundo Platão a alma do homem se divide em três:

A alma colérica, que protege o homem das ameaças externas e da violência de outros homens

A alma concupiscente que visa o prazer, a satisfação do desejos do corpo.

A alma racional que se dedica ao conhecimento.

Só através de uma perfeita harmonia entre as três partes, tendo por direção a razão é que o homem poderá se considerar um ser justo.

CONCLUSÃO

Uma cidade justa e perfeita precisa começar no próprio individuo que a compõe, tendo este consciência de manter sua alma equilibrada, tendo como centro a razão, sabendo também a sua função na polis função esta que adquire de acordo com a natureza. A harmonia se instala de acordo com o bem comum quando todos têm essa consciência.

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