CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO ALVO...

ACOMPANHE NOTICIAS DE MISSOES, ESTUDOS BIBLICOS , SUGESTÕES DE ESTUDOS, PENSAMENTOS, FOTOS DE MINISTERIO, E MUITO MAIS ...







quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Perto de Deus e perto do Diabo
O sol ainda não havia nascido quando Jó saiu de casa para oferecer um holocausto em favor de cada um de seus dez filhos, na hipótese de eles, lá no íntimo, terem pecado contra Deus. Era sua prática diária (Jó 1.4-5). Antes do sol se pôr naquele dia, o homem da terra de Uz havia perdido suas 11.500 cabeças de gado e os filhos (Jó 1.13-19). Satanás estava bem perto de Jó e o patriarca não o sabia.

O sol tinha acabado de cobrir a face da terra quando Jesus avisou a Pedro que ele o negaria três vezes antes do galo cantar na casa do sumo sacerdote. O apóstolo não acreditou. Poucos horas depois, Pedro chorava amargamente por ter feito o que disse que não faria (Mt 26.69-75). O pecado estava bem perto de Pedro e ele não o sabia.

No presente corpo, no presente mundo e no presente tempo, a tentação está sempre muito perto de nós. Daí aquela palavra de Provérbios: “A desgraça está um passo depois do orgulho” (Pv 16.18, BV). Qualquer ingenuidade, qualquer segurança demasiada, qualquer falta de vigilância, qualquer distração, qualquer sensação de euforia -- pode ser fatal. É por isso que Paulo aconselha: “Aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1Co 10.12, NTLH).

Em seu esplêndido livro Simplesmente Cristão, N.T. Wright lembra que “casamentos aparentemente feitos no céu algumas vezes acabam não muito longe do inferno. Embora no começo a dedicação e o cuidado mútuo possam proporcionar uma nova e maravilhosa dimensão a suas vidas, as estatísticas apontam que, a menos que eles saibam como se conduzir na estrada que têm diante de si, logo estarão implorando pelo divórcio”.

O filho bem comportado de hoje pode na manhã seguinte experimentar uma droga qualquer e mais tarde tornar-se dependente de drogas. A adolescente que mal virou mocinha pode chegar grávida em casa a qualquer momento. O pregador que no domingo exortou com zelo a congregação a se abster da prostituição pode por acaso ver uma mulher bonita e no período fértil banhando-se por aí e em seguida deitar-se com ela, como aconteceu com o rei Davi (2Sm 11.1-5).

Muitas coisas acontecem de súbito como a queda do império babilônico: “Naquela mesma noite [em que o sucessor de Nabucodonosor oferecia um banquete de mil talheres aos seus nobres], Belsazar, rei dos babilônios, foi morto, e Dario, o medo, apoderou-se do reino com a idade de sessenta e dois anos” (Dn 5.30-31).

De fato “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido (Sl 34.18). Porém, pelo menos por enquanto, o pecado também está perto. Pedro alerta para o fato de que “o Diabo, inimigo de vocês, ‘anda ao redor’ como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pe 5.8).

A lembrança de que o pecado está perto é um discurso realista. Não serve para meter medo nem para gerar ansiedade e nervosismo. É apenas um aviso para não ficarmos descuidados nem fora da proteção de Deus! Jesus mesmo ensinou: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).
revista ultimato setembro 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Em busca da vitória!

Em busca da vitória!

Introdução

A Bíblia toda mostra a historia de um povo escolhido por Deus para obter vitorias e bênçãos sem fim, porem esse mesmo povo por inúmeras vezes desanimou, cansou, desobedeceu... E por inúmeras vezes Deus teve misericórdia e renovou a aliança com eles.

Depois de andar pelo deserto durante anos chegou o momento de serem abençoados, herdando a terra prometida. No entanto o líder deles morreu e era necessário um novo líder, para um começo, uma nova fase para aquele povo, era tempo de renovar.

Esse novo líder foi Josué, (Deus é a salvação) ele era da Tribo de Efraim(Efraim,foi o segundo filho de José, nascido no Egito) ele foi ajudante de Moisés durante o êxodo dos israelitas do Egito e os 40 anos pelo deserto do Sinai.

A partir da morte de Moises ele seria o novo líder a conduzir o povo a terra prometida. Seria ele a enfrentar todas as dificuldades, lutas, travessia pelo rio Jordão, conquistar as terras onde habitavam os hititas, cananeus.

Ao olhar para tudo que o esperava, Josué precisou ser motivado a continuar, o novo traz expectativas, ansiedade, a comodidade nos trava a ponto de acharmos que é seguro continuarmos como estamos porem se ficarmos como estamos nunca vamos saber se do outro lado, ou de outra forma é melhor. Chega um ponto que vamos emburrando com a barriga, e a rotina acaba virando um marasmo. É preciso algo novo uma motivação para continuar (casa, escola, trabalho).Exemplos.

Mas Josué teve uma motivação ele iria conquistar a terra prometida. Ele precisava de alguém para animá-lo diante do novo. E ele teve o próprio Deus

5

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

6

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

9

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Deus estará contigo!Deus esta conosco!Deus é a salvação!

Mas para vencer o desanimo e conquistar a vitoria é preciso:

1)Esforçar-te v.6 ( esforçar- verbo intransitivo que significa empregar todas as forças para conseguir algo, dedicar-se, animar-se, e esforçado aquele que se esforça, empenhado,diligente, dedicado,enérgico). Josué precisava se animar,ter uma ação mover-se,sair do seu comodismo, levantar da cadeira e ir em busca da conquista.

Exemplo: Isaias 35.3:4- esforça-te

Se você quiser passar num concurso terá que estudar, se quiser sarar de uma doença terá que ir ao medico, se quer ganhar mais no trabalho vai ter que se trabalhar mais, se que sua igreja cresça dedique-se a evangelização.

2) Ser Corajoso v.7: vem de coragem, determinação moral diante do perigo, da dor, da aflição, bravura, ousadia. Isto é crer nos seus valores e princípios e enfrentar aquilo que é contra isso.

Exemplo: Dan.3:17.18 tenha coragem

Tenha coragem de ir em frente com seu projeto pessoal, com seus sonhos, tenha coragem de se colocar diante dos outros em relação ao Deus que você serve. Tenha coragem de falar do amor de Deus aos outros. Exercite a sua fé, ter fé é um ato de coragem, é crer naquilo que não se vê.

3)Obedecer v.8: medite no livro. ( meditar : refletir, ponderar, estudar, pensar intensamente) e faça tudo no que nele esta escrito, nem para direita e nem para a esquerda. Exatamente aquilo que esta escrito. Salmo 19-7, 8, 9, 10,11 e 14. Não seja tolo, não adiante se esforçar, ter coragem se aquilo que almeja não esta de acordo com a palavra de Deus.

Quer ter vitorias no namoro, casamento, estudos, trabalho, vida.( Tg 1:25.)

Obedeça!

Conclusão

Deus deixou uma promessa e seguro de tudo isso, animado, encorajado e acima de tudo pronto a obedecer Josué prosseguiu, foi em busca do novo, foi em busca da benção e obteve vitorias.

porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares

È o nosso Deus que nos chama hoje, a mim e a você, a toda a igreja, a continuar esta caminhada, a nos levantarmos, a nos esforçarmos, a sermos corajosos e a obedecer a sua palavra, a gente só obedece quando conhece e pratica a palavra.

O amor de Deus ele nos inunda, motiva e nos renova a continuar sempre em frente, cheios da graça e com o Espírito a nos guiar rumo a vitoria.

Esforço, coragem e obediência para alcançar a vitoria em Cristo para honra e gloria do nosso Deus.

por ellisilva