CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO ALVO...

ACOMPANHE NOTICIAS DE MISSOES, ESTUDOS BIBLICOS , SUGESTÕES DE ESTUDOS, PENSAMENTOS, FOTOS DE MINISTERIO, E MUITO MAIS ...







sábado, 5 de setembro de 2009

resumo da apostila sobre apologetica

O que é Apologética?

Discurso para justificar, defender ou louvar ( segundo o dicionário Aurélio).

Dentro do contexto evangélico-eclesiástico é a habilidade de responder com provas adequadas e sólidas a fé cristã perante as demais religiões, pois o cristianismo é uma religião de fatos.

O cristianismo é uma religião que por sua natureza exclui quaisquer outros credos como verdadeiros, a não ser ele mesmo. O cristianismo nos apresenta um só mediador e um só caminho que leva a um único Deus verdadeiro.

Apologética e Corações Corretos

Apologética é um ministério de ajuda, nós o fazemos como discípulos de Jesus, e da maneira como Ele o faria.

Pedro exortou os discípulos a estarem “sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência” (1 Pedro 3, 15:16).

Temos que fazer a apologética como um ato de amor fraternal, sendo “prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mateus 10:16).

O evangelista para cristo é caracterizado pela humildade e amor.

A apologética não é para forçar as pessoas relutantes á submissão intelectual, mas uma chamada na qual servimos aos necessitados. Temos que fazer o trabalho da apologética como servos incansáveis da verdade. Falemos “a verdade em amor”(Efésios 4.15)

O Ponto comum de referência

A verdade é o ponto de referência que compartilhamos com todos os seres humanos. Temos que ter uma postura como Jesus, defender a nossa fé sem arrogância, hostilidade, Ele é nosso modelo.

Categorias de Apologética

Apologética Clássica – trabalha com a existência de Deus, sendo seus principais argumentos:

  1. Cosmológico: uma vez que cada coisa existente no universo deve ter uma causa, deve haver um Deus, que é a ultima causa de tudo.
  2. Teleológico : existe um objetivo, um propósito para a criação do universo e do ser humano.
  3. Ontológico: deus é maior do que todos os seres concebidos, porque existe na mente do homem um conhecimento básico da existência de Deus.

Alguns teólogos que se destacaram nesta categoria: Agostinho, Anselmo de Cantuária e Tomás de Aquino.

Apologética evidêncial: defende a infalibilidade da Bíblia. (Josh McDowell)

Apologética histórica: enfatiza as evidências históricas da existência de Deus ( Justino Mártir e Tertuliano)

Apologética experimental: é apresentada por fieis que arrogam para si experiências pessoais, alguns rejeitam esta abordagem por considerarem mística.

Apologética pressuposicional: ela parte de uma pressuposição para construir sua defesa e se classifica em revelacional, racional e prático ( Cornelius Van Till e John Carnell).

História da Apologia Cristã

Patrística – é o corpo doutrinário que se construiu com a colaboração dos primeiros pais da igreja(sec.II e VIII)

Os pais da igreja estão divididos em três grupos: Pais apostólicos,Apologistas e Polemistas.

Apostólicos: teve relação mais ou menos direta com os apóstolos e escreveram para edificação da Igreja (sec. I e II). São eles Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Papias e Policarpo.

Apologistas: São aqueles que empregaram todas suas habilidades literárias em defesa do Cristianismo perante a perseguição do estado. (Tertuliano, Justino, Teófilo<>

Polemistas: os pais desse grupo defendiam a fé cristã das falsas doutrinas surgidas fora e dentro da igreja.(sec.III) são eles:Ireneu, Tertuliano, Cipriano e Orígenes.

Opção ou responsabilidade?

A apologética lida com respostas. Significa a defesa de uma posição particular de um determinado assunto.

O senhor nos conferiu esta missão: proclamar o evangelho (MT.10.27) e fazer discípulos de todas as nações (MT.28.19) . A bíblia nos manda orar pela propagação do evangelho e também nos ordena a batalhar pela preservação da fé.A apologética figura como um elemento essencial da Bíblia. A necessidade da apologética nos dias atuais é essencial, ela atua como um instrumento que elucida as verdades Bíblicas, ajudando a preservá-las. A apologética é nossa responsabilidade!

Os inimigos da Apologética

Existem seis fatores que inibem o compromisso apologético em nossos dias e são eles:

  1. A indiferença : muitos cristãos não se preocupam com as ofensas e o descaso de muitos em relação ao cristianismo, eles aceitam e não se preocupam com tais coisas.. temos que ter atitudes como a do apostolo Paulo, onde o” seu espírito se comovia em si”(At 17.16)
  2. Irracionalismo: a revelação divina não é irracional, Deus não nos exige que aniquilemos nossas faculdades criticas para acreditar em suas obras.
  3. Ignorância: Muitos cristãos não estão atentos aos diversos recursos intelectuais disponíveis para serem empregados na defesa da sã doutrina.
  4. Covardia: muitos de nós se preocupam em ser agradáveis e tolerantes do que ser bíblicos e fieis ao evangelho contido em nossas Bíblias, e isolam nossas crenças da vida social e publica.
  5. Arrogância e vaidade intelectual: existem os sabe tudo que estão mais interessados em exibir o seu arsenal e se aparecer, porém verdade sem amor é arrogância: amor sem verdade é sentimentalismo.
  6. Técnicas apologéticas superficiais: são aqueles que ficam satisfeitos com respostas superficiais e rápidas. A apologética deve ser norteada pela integridade intelectual, primeiro temos que saber ouvir as pessoas .

Apologética e teologia

A apologética cristã é uma disciplina da teologia e tem por finalidade defender os princípios bíblicos por ela expressos. A apologética atua em função da teologia

Contribuições geradas pela apologética cristã

A Bíblia nos ordena a defendermos nossa fé e nos apresenta vários exmplos de como esta tarefa pode ser realizada. A apologética pode ajudar a remover os obstáculos da fé e assim ajudar os incrédulos a abraçar o evangelho. Também contribui para o fortalecimento dos crentes dando confiança de que a fé deles é verdadeira e contribui para a construção de uma cultura saudável.

A lógica na Apologética

Ela é importante na apologética para defender a fé, dando coerência aos fatos de forma racional. A lógica é uma ferramenta no arsenal da apologética, porem não é a lógica que salva e sim Jesus.

Os oponentes do cristianismo usam os problemas lógicos como evidência contra a existência de Deus. A lógica usada adequadamente sempre valida a verdade encontrada na Bíblia e aponta para Deus. Esta pertence a Deus.

Não temos como levar alguém para o reino de Deus pela razão somente, pois é o Espírito santo quem convence do pecado, da justiça e do juízo(JO 16.8).

Precisamos usar a lógica, assim como a evidência, a oração, a Palavra de Deus, o amor , a gentileza, entre outras coisas, em nosso esforço de ganhar as pessoas para Jesus.

Apologética e o evangelismo

A apologética se torna cada vez mais necessária para a proclamação da Palavra.. A apologética sem o evangelismo e praticamente vã e este sem a apologética se torna cada vez mais ineficaz.

O homem moderno está tomado pelo relativismo, onde moral, sentimentos, atitudes corretas ou não, certo ou errado estão relacionadas com a sua necessidade de sobrevivência, isso inclui, que não se preocupam quando necessário passar por cima do próximo. Diante de tudo isso a apologética se faz necessária no processo evangelístico, levando a esses de forma racional respostas para uma mudança de vida através da Palavra de Nosso Deus, contanto com o auxilio essencial do Espírito Santo.

Quer pagar quanto?

Muitos grupos denominados cristãos fazem uso desse marketing com isso desqualificam a cruz de Cristo, se tornam meros consumidores da fé. A salvação pelas obras é um estigma mais patente das seitas, as obras revelam o caráter de nossa fé, mas não podem comprar nossa salvação. (ROM. 11.6).

Não fomos comprados com coisas corruptíveis, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado(1 Pe 1.18;19) esta será sempre nossa resposta a pergunta que intitulou este artigo.

Nenhum comentário: