CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO ALVO...

ACOMPANHE NOTICIAS DE MISSOES, ESTUDOS BIBLICOS , SUGESTÕES DE ESTUDOS, PENSAMENTOS, FOTOS DE MINISTERIO, E MUITO MAIS ...







quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hermenêutica: Importância de seu estudo

Perguntas e respostas:

Que é a Hermenêutica?

É a arte de interpretar textos, segundo o dicionário, para nós estudantes de teologia será a maneira correta e inteligente de interpretar as Escrituras Bíblicas.

  1. Para onde conduz ignora-la?

Infelizmente muitos não a utilizam, distorcendo assim os escritos sagrados e levando muitos ao engano, a arma principal de quem é discípulo de Cristo é a Palavra Dele e quem a ignora desconhece seu valor e legitimidade.

3. Para que existem os falsários e heréticos?

Eles estão presentes para distorcer e confundir as pessoas faz das escrituras ferramenta para crescimento financeiro e pessoal, querem através da “fé” dos outros enriquecerem e serem adorados no lugar do verdadeiro Deus.

4. Para que nos foi dada a escritura?

Para conhecermos o nosso Deus através da palavra Dele, esta dádiva do céu nos foi concedida para que de uma forma correta a interpretássemos, fazendo uso da hermenêutica e suas técnicas. Deus usou vários escritores, sacerdotes, profetas, pescadores, estadistas, guerreiros, para que sua vontade fosse cumprida, e através destes escreveu suas Palavras, Mandamentos, Planos, e a vida de seu filho amado, hoje ainda esta palavra esta viva entre nós, e Ele continua nos usando como instrumentos para que esta Palavra chegue a todos os corações segundo a vontade Dele e para gloria de seu nome.


Disposições necessárias para o estudo proveitoso das escriturs


  1. Por que o estudo proveitoso das escrituras requer um espírito especial? E por que é necessário que seja respeitoso?

É necessário porque a Bíblia é a revelação do Onipotente, é o milagre permanente da soberana

graça de Deus, é o testamento selado com o sangue de Cristo, é o código pelo qual seremos julgados, é preciso estar com um relacionamento intimo com o autor, ou seja, o Deus soberano para então compreender a maravilha que é a sua palavra, é preciso ser amante da verdade, paciente no estudo e dotado de prudência.

  1. Por que se necessita de um espírito dócil para o estudo e boa compreensão da Bíblia?

Pelos mesmos motivos citados na pergunta anterior, a Palavra de Deus requer respeito, disciplina e um espírito dócil, a pessoa obstinada e teimosa não vai as coisas do espírito de Deus, assim diz Paulo em I Co 2;14 ; “ora, o homem natural não aceita as coisas do espírito de Deus porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente”

  1. Por que é preciso que ame a verdade o pesquisador das escrituras e por que ficará sem fruto aquele que ama o erro?

Porque é preciso amar a Deus e as coisas Dele, sem isso como vai buscar algo em que não se acredita, para estudar a palavra é preciso um coração desejoso de conhecer a verdade, porém o coração do homem natural não é assim, é um coração que foge da verdade espiritual e agarra o erro, é preciso vontade, é preciso desejar um coração puro e através disso buscar uma intimidade cada vez maior com Deus.

  1. Por que requer paciência o estudo proveitoso da Bíblia?

Jesus mesmo disse; “Examinai as escrituras”, examinai é algo complexo, ler é apenas ler, e para examinar requer paciência, é preciso garimpar, descobrir a essência da Palavra, e para isso a paciência é uma virtude.

  1. Por que se necessita prudência e bom senso no estudo das Escrituras? Em que casos especiais se devem usar tal prudência e bom senso?

É preciso da prudência para se tirar proveito , começando a leitura pelo mais simples e depois o mais profundo, e fazendo sempre uso da oração e suplica, para que o mestre nos abra o entendimento de sua obra. A fonte de toda luz e sabedoria é Deus, e diz a Promessa; “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus....e ser-lhe-á concedida”(Tiago 1:5)

Nenhum comentário: