CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO ALVO...

ACOMPANHE NOTICIAS DE MISSOES, ESTUDOS BIBLICOS , SUGESTÕES DE ESTUDOS, PENSAMENTOS, FOTOS DE MINISTERIO, E MUITO MAIS ...







segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ANTROPOLOGIA CULTURAL

Verificar a problemática do texto Tarzan e Jane em relação:

  • Aculturação
  • Civilização e cultura

Dois mundos diferentes e distantes se encontram nessa historia através dos personagens Jane e Tarzan, ela uma mulher inglesa, filha de um naturalista, vem a África para estudar os grandes gorilas e acaba sendo salva por Tarzan por quem se apaixona.

Civilização e cultura

Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores econômicos e criação artística. O desenvolvimento de uma civilização ocorre lentamente, logo é um processo. Vários fatores podem influenciar no desenvolvimento de uma civilização como, por exemplo, recursos naturais de uma região, clima, proximidade com outra civilização, liderança exercida por um determinado período, etc. Uma civilização pode ser movida pela vontade, de seu povo ou liderança, de acumular riquezas, obter conhecimentos úteis, dominar militarmente outras regiões ou até mesmo buscar a qualidade de vida para as pessoas.

Cultura São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.

Jane trás com ela toda a sua cultura, e sendo da Inglaterra, país de grande tradição cultural nas artes, pintura, musica e literatura, onde a língua é falada em quase todo o mundo se depara com um “nativo’, um homem natural daquele lugar e que ate então não tinha contato com seres civilizados. Jane teve uma educação sistemática, ou seja, institucionalizada, através da escola, pois foi criada numa sociedade moderna. Durante toda sua vida Tarzan aprendeu a sobreviver na natureza através dos seus instintos, fazia uso da fauna e flora do lugar em que cresceu para dar continuidade a sua vida, caçar, pescar, andar descalço, tomar banho no rio, tudo isso fazia parte da sua cultura. Tarzan porem não era um homem civilizado, era limitado nesse sentido, sua educação era assistemática ,, tudo que sabia tinha aprendido com aqueles que o criaram não ,e vivia num mundo sem regras e normas sociais. Seu mundo estava bem distante da civilização, enfim do desenvolvimento cultural que leva um povo a ser chamado de civilizado.

Aculturação

Este encontro causou uma troca de informações e experiências entre duas culturas diferentes, com o tempo essas culturas serão absolvidas entre si dando origem a uma nova cultura, é o que chamamos de aculturação. Aculturação é, portanto quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas

uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Um exemplo típico desse fenômeno é a cultura romana que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenômeno acontece graças à convivência com outras culturas. Outro exemplo é a cultura brasileira que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira. A globalização tem contribuído para o crescimento da aculturação na sociedade.

Na história de Jane e Tarzan essa união levou primeiro a conflitos, pois tudo é novo e com a chegada de suas amigas para uma visita, nota-se claramente tal diferença. Para fugir dos animais elas precisam quebrar o salto do sapato, pois a selva não é lugar para tal acessório, mesmo o costume de fazer um picnic, para Tarzan é algo novo. E para as amigas de Jane a forma como Tarzan se veste e se comporta é totalmente estranho.

Através desta historia verificamos que é possível viver em paz com as diferenças, e que se pode aprender com essas diferenças, acima de tudo havendo respeito um pelo o outro.

Nenhum comentário: